Você deveria ler... Inugami?

Fonte: MyAnimeList

Publicado do ano de 1997 até 2002, Inugami, escrito e desenhado por Hokazono Masaya (autor de outros “Hits” de terror como Mushihime, Pumpking Night, Kichikujima e a série Ihon), nos mostra uma história contida em seu próprio universo.

Em Inugami seguimos o jovem Fumiki Shimazaki, um estudante que sonha em um dia se tornar um poeta, até que um dia encontra um cachorro com uma tatuagem do número 23 em sua orelha. O cachorro, para a surpresa de Fumiki, consegue se comunicar e pede para que ele continue lendo poesia. É neste momento que os dois formam uma conexão, com 23 se transformando no melhor amigo de Fumiki. A medida que o vínculo entre os dois se torna mais profundo, eles enfrentam adversidades como outros Inugamis e o vilão Kiryu que pretende usar 23 para alcançar a terra além do oceano dos mortos, “Tokoyonokuni”.


Dividida em apenas 14 volumes a história de Inugami tenta ao máximo não se desviar demais do caminho traçado, muitas vezes lidando com personagens secundários de uma forma rasa, todo o desenvolvimento entre personagens parece reservado a Fumiki e 23, o que muitas vezes torna a história não muito interessante. Para contornar isso, o autor cria pequenos arcos que são resolvidos dentro de si próprios mas que carregam seu impacto para arcos futuros, culminando em um apocalipse onde pessoas se tornam plantas.


Com uma arte comum nos anos 90, que sinceramente eleva a obra ao meu ver, Inugami sofre de um problema de utilização de painéis durante suas cenas de ação, muitas vezes estes são mal utilizados tornando a cena sem impacto ou no caso contrário fazendo com que a luta pareça arrastada, porém o fato que a história continua se movendo faz com que esses problemas se tornem menores, principalmente considerando o bom uso de Ficção Científica com Sobrenatural, uma mistura de aspectos que Inugami faz muito bem mantendo eles sempre bem balanceados. Apesar de incesto ser um tema comum para Hokazono-sensei, o assunto nunca é tratado como fetiche e sim como ponto da história. Inugami, assim como os monstros da história, é uma criatura que existe apenas para ela. Se você gosta de histórias estranhas então definitivamente é uma boa leitura, caso contrário se mantenha longe desta história e das outras criadas por Hokazono Masaya.

No final do dia, você deveria ler Inugami? Não. Mas caso queira se aventurar e contar pra gente o que achou da obra nos comentários, fique à vontade!